Voltar
esther@esther.com.br
página inicial

Óleo para Canetar

 

Cód. S894

Finalidade: Preparar qualquer cor em consistência mais ou menos líquida com o objetivo de filetar ou canetar um desenho.

Modo de Usar: Coloque a cor desejada sobre uma paleta de vidro ou azulejo e acrescente o óleo para canetar aos poucos espatulando bem, formando primeiro uma pasta para desmanchar os eventuais grânulos de tinta. Quando a pasta estiver bem lisa, acrescente o óleo para canetar até obter uma tinta líquida, porém viscosa (xarope fino).

Teste o traço com uma caneta tipo "mosquitinho", pena conte ou outra similar.Carregue a caneta procurando não entupir o furinho para passagem do ar e puxe o traço lentamente com uma leve pressão na ponta da pena. Estas canetas costumam cada uma ter seu próprio ângulo de apoio e por isso insista em encontrá-lo (algumas só escrevem meio de lado). A secagem do traço é lenta, mas pode ser agilizada colocando a peça no forno pré-aquecido em 100ºC. Ao natural a tinta preparada com este óleo leva em média 12h para secar, dependendo do clima. A secagem possibilita colorir o desenho sem uma queima intermediária. No entanto, se utilizar solvente será sempre melhor proceder a queima do traço, que não necessita mais que 600ºC para a primeira fixação. A queima para finalização do trabalho será normal, em média de 750ºC.