Voltar
esther@esther.com.br
página inicial

Óleo de Copaíba

 

Cód. S897

Finalidade: Empastar tinta com o objetivo de alcançar uma cobertura "fechada" com pigmentação intensa. Para a pintura em porcelana vidro e faiança. Usado para técnicas que exigem secagem lenta, podendo no entanto ser queimado ainda molhado. Óleo de origem vegetal de coloração que vai do amarelo ao castanho com cheiro caracterísco amadeirado.

Modo de Usar: Preparar as cores em consistência de pasta dental, acrescentando o óleo de Copaíba aos poucos ao pó, espatulando vigorosamente por um tempo mais prolongado. A medida que se vai espatulando, o óleo se incorpora ao pó tornando a pasta mais "molhada" que no início. Por esta razão acrescente o óleo aos poucos, espatulando bastante para sentir esta transformação. Colocar todo o óleo no início pode ser enganoso uma vez que parece ser necessário, mas no final resulta em tinta muito líquida.

Para uma secagem mais rápida, acrescente algumas gotas de terebintina, no entanto, se desejar uma secagem lenta ou mesmo retardar a secagem acrescente algumas gotas de óleo de cravo que além de afinar a viscosidade facilita a aplicação da tinta sem prejudicar a cobertura final. Se precisar uma secagem bem rápida em determinado estágio do trabalho, coloque a peça pintada no forno pré-aquecido em 100ºC, já desligado, e deixe alí por uma hora.

A limpeza dos pincéis usados com Copaíba deve ser cuidadosa para não deixar resíduos, pois neste caso as cerdas dos pincéis com o passar do tempo ressecam e endurecem. Após o uso limpe-o profundamente com o solvente Universal. Seque-os no papel toalha e embeba-os com o óleo mole Universal ou Soft.

 

Todos os direitos autorais são reservados ao Atelier Esther Batista da Silva.