Voltar
esther@esther.com.br
página inicial

Ouro Líquido Brilhante

 

Cód. S888 - Ouro 2g
Cód. S889 - Ouro 5g

Finalidade: Frisos de ouro, acabamentos,decoração de ouro sobre relevo.

Modo de Usar: Aplique fina camada de ouro líquido brilhante, a pincel ou caneta, sobre a porcelana previamente limpa(esterilizada). O pincel deve ser usado somente para este fim, evitando contaminação de outros produtos.

Queima:
Quanto a queima do ouro é muito importante observar o seguinte:

• Manter boa ventilação entre as peças, não enchendo demais o forno.

• Evite queimar muito ouro junto com a queima das tintas.

• Se o modelo do forno for mais antigo é sempre bom deixar a porta entreaberta com mais ou menos 10cm até atingir aproximadamente 300ºC, para a saída dos gases. Mas atenção, faça isto somente se o forno estiver localizado fora do seu ambiente de convívio, pois estes gases são altamente tóxicos. Alguns fornos modernos já possuem um sistema interno de processamento dos gases. Neste caso não é necessário entreabrir a porta no início da queima.

•A queima do ouro sobre relevo ou sobre uma superfície já pintada e queimada, deve ser feita com uma redução de aproximadamente 80ºC em relação a queima da tinta.

Caso contrário, o ouro tende a craquelar ou sumir de cima do relevo. Em contrapartida, o ouro sobre o esmalte branco da porcelana, poderá ser queimado normal, de 720º até a faixa dos 780ºC.

Limpeza: A limpeza do material (caneta, pincel, godê, etc.) deve ser feita com o diluente 26 e alcool a seguir. Os pincéis depois de limpos no diluente, podem ser lavados com sabão neutro ou sabonete, deixando-os secar naturalmente, para evitar o endurecimento das cerdas. Não utilizar pincel molhado (lavado). Para limpar eventuais erros de passagem de ouro antes da queima, deixe-o secar bem e retire o excesso (ou erro) com um raspador ou gilette. Proceda à limpeza final com um palito com ponta de algodão umedecido com álcool. Se for necessário limpar o ouro ainda molhado, é melhor retirar tudo, limpar muito bem com diluente 26 e depois com álcool absoluto, recomeçando o trabalho.

Informações gerais: Este produto é composto pelo metal precioso (ouro) em suspensão fluída (veículo). As diferentes porcentagens - 8% , 10% e 12%, etc., referem-se a concentração do metal em relação ao veículo. Por exemplo, o Ouro 12% significa que em 100g de ouro líquido há 12g de Ouro sendo o restante veículo condutor para aplicação a pincel ou caneta. Existem ainda vários tipos de veículo, mais ou menos viscosos, dependendo de cada fabricante. Isto normalmente não interfere na aparência do ouro depois de queimado, mas para uso em canetas (cachimbo ou outras) é importante que o veículo seja bem fluído. Para aplicação a pincel poderá ser mais espêsso, porém não muito, pois o pincel deve correr com facilidade. O fato do ouro ter uma consistência mais ou menos espêssa nem sempre significa que o mesmo esteja mais ou menos diluído. Caso o ouro engrosse depois de muito tempo guardado o mesmo poderá ser recuperado com o diluente 26 até sua consistência original. Depois de acrescentar o diluente o ouro deverá ser deixado em descanso de um dia para outro e depois aquecido em banho maria a uma temperatura de mais ou menos 50ºC. Deixar durante 5 a 10 min. A seguir agitar bem.

O ouro adulterado (modificado por acréscimo de diluente) ou porcentagem duvidosa, produz uma aparência totalmente arroxeada após a queima. No entanto, mesmo o ouro bom poderá apresentar este problema em alguns casos de má aplicação como por exemplo.

1 - Quando o frasco foi pouco agitado ficando o ouro depositado no fundo. Desta forma muitas vezes a aplicação resume-se em muito veículo com pouca concentração do metal. Em clima frio ou quando o ouro fica algum tempo sem uso, o ideal é aquecer o fundo do frasco em banho maria por alguns minutos, para depois agitar bem antes do uso. Atenção: Nem todo ouro precisa ser agitado. Mas, por vias de segurança não custa fazê-lo.

2 - O ouro queimado pode igualmente apresentar manchas arrocheadas se porventura foi aplicado sobre uma superfície contaminada (pegadas de mão ou outras impurezas) ou ainda pincel contaminado com algum outro produto. Por este motivo, convém esterilizar a peça antes de passar ouro, colocando-a no forno a uma temperatura de aproximadamente 300ºC.

Ao retirar a peça do forno evite tocar na área reservada para o ouro. Caso não seja dada continuidade imediata ao trabalho, guarde a peça coberta com filme plástico. Se for necessário riscar algum desenho para ser coberto com ouro, não utilize lápis e sim a caneta Oh Pen. O grafite do lápis é gorduroso e pode provocar manchas e falhas bem visíveis.
É importante manter o ouro e todos os equipamentos para seu uso em separado, de preferência guardados em uma caixa ou armário livre de poeira, ambiente sêco e escuro. Para obter o efeito de Ouro Mate com o uso do Ouro Brilhante, você poderá fosquear a área desejada com Mat Base ou tinta acetinada (produtos exclusivos do Atelier Esther Batista).

Neste caso é muito importante que a tinta seja aplicada em camada fina e muito uniforme, a pincel, esponjado a seguir com leveza apenas para retirar as marcas da pincelada. Depois de queimado adequadamente (Mat Base com 800ºC ou tinta acetinada com 750ºC). Passe uma camada fina e uniforme de ouro líquido brilhante e queime a 720ºC. Muitas vezes poderá ser necessária uma 2ª camada de ouro, para uma perfeita cobertura. 2ª queima: 700ºC.

O que acontece ao fosquear a peça, é que por mais uniforme que possa parecer, poderá haver variações de espessura na camada fosqueadora. Como o ouro será absorvido em parte, isto acontece de forma desigual e observam-se áreas manchadas após a 1ª queima, que no entanto devem desaparecer com a 2ª camada de ouro.

Dependendo da habilidade do pintor, o trabalho poderá ficar perfeito já na 1ª queima. Também no caso de fosquear a peça é muito importante evitar tocá-la ao sair do forno, na área a ser coberta com o ouro

Acontece que existe uma natural curiosidade e nos sentimos tentados a passar a mão sobre a área fosqueada, só "para ver se ficou bom", mas é altamente prejudicial no resultado do ouro.