Voltar
esther@esther.com.br

Platina

Cód. S890

Finalidade: Frisos, acabamentos de efeito metálico prata, efeitos de aço escovado.

Modo de usar: O uso da platina é igual ao do ouro brilhante (capítulo anterior) no que se refere ao modo de aplicar e a queima. Os mesmos cuidados especiais com o produto para evitar contaminação, perfeita limpeza, pincel e material de manipulação exclusivos. Não tocar com as mãos a área já limpa onde será passada a platina.

Seu diluente é também o Diluente 26. A queima segue a mesma orientação dada para o ouro, ou seja, 750ºC quando passado sobre a peça branca e 680ºC quando a platina for aplicada sobre relevo, ou sobre tinta previamente queimada. (acetinada ou normal) a queima será de 700ºC.

Para obter um efeito semi fosco poderá ser usado o Mat Base ou tinta acetinada branca em camada fina e uniforme, sempre aplicado com o pincel, esponjada com suavidade a seguir. Esta base terá que ser queimada com 750ºC para a tinta acetinada ou 800ºC para mat base. Somente depois poderá ser aplicada a platina e queimada em 700ºC. Caso a corbertura fique desigual, proceda a uma segunda demão de platina e queime novamente na mesma temperatura.

EFEITO DE AÇO ESCOVADO - Passar uma camada média de relevo para prata preparado com óleo mole. Esponjar levemente para igualar. Passar sobre toda a área um pente fino criando linhas, ou uma esponja para criar textura (áspera), ou ainda uma escova de dentes macia, puxando-a com leveza para não retirar muita tinta. Queimar com 750ºC. Passar a platina com certa generosidade pois a textura vai absorver parte dela. Queimar em 680ºC.