Voltar
esther@esther.com.br
página inicial

Relevo Pronto

Cód. S883 - Relevo Amarelo                                                                          Cód. S898 - Relevo Branco

Finalidade: Produzir acabamento em alto-relevo, seja na forma de arabescos, fios ou bolinhas, para posterior cobertura com Ouro ou Platina, ou ainda deixando sua cor natural de amarelo ou branco do próprio relevo.

Modo de Usar: Com uma espátula ou palito de madeira misture bem a pasta no próprio frasco, fazendo alguns movimentos circulares.

Utilize a pasta carregando o pincel Fine Liner ou Scroller 4/0, diretamente no pote. Se preferir retire uma pequena porção do produto sobre a paleta de vidro, mas lembre-se que neste caso a pasta perde rapidamente o ponto ideal de aplicação, pois em contato com o ar tem secagem rápida. Para manter o relevo no ponto, acrescente uma gota de Solução para Relevo, sempre que necessário. Para fazer arabescos carregue o pincel até um terço da altura das cerdas e deixe acumular tinta na ponta formando uma "gota" no final do pincel. Encoste o mesmo na peça para dar o início, levantando-o em seguida o suficiente para apenas conduzir o relevo sem arrastar o pincel na porcelana. Desta forma obtem-se um arabesco na forma de fio roliço (não achatado). Para arabescos curtos ou bolinhas pequenas use o Fine Liner e para arabescos longos e curvos assim como bolinhas maiores use o Scroller 4/0. Caso a consistência do produto fique muito espêssa com o passar do tempo dificultando a aplicação, acrescente algumas gotas de "solução para relevo" (do Atelier Esther Batista) e misture bem. Desta forma o produto pode ser utilizado num período de 6 meses a 1 ano a partir da data de compra.

O relevo pronto branco pode ser colorido acrescentando-se pequena porcentagem de tinta, não mais de 20%, ou seja, uma parte de cor para 5 partes de relevo. Isto é possível com a maior parte das cores, mas é aconselhável fazer uma pequena amostra e queimar, pois algumas não são compatíveis. Ao misturar tinta em pó, o relevo ficará mais seco e será necessário acrescentar umas gotas de solução para acertar o ponto. Observe que após a queima a cor ficará sempre bem mais acentuada do que enquanto molhada.

Queima: Antes de queimar, deixe secar de um dia para outro. A temperatura de queima poderá ser de 750ºC a 800ºC. Isto significa que este relevo admite queima nesta faixa variável. Se desejar cobrir com ouro (sobre relevo amarelo ou branco) ou platina (somente sobre o relevo branco), a queima com os metais preciosos deverá ser efetuada com 680ºC. Caso esta queima seja muito mais alta, o ouro ou platina tende a craquelar ou sumir de cima do relevo.

Obs.: Veja mais informações e idéias de utilização do relevo, no capítulo sobre tinta acetinada.